Câmara de Famalicão reduz preço da água

A fatura da água e saneamento em Vila Nova de Famalicão vai baixar. Numa resposta à previsível diminuição de rendimentos por parte das famílias, a Câmara Municipal decidiu alargar os escalões de descontos ao nível das tarifas variáveis (em função do número do agregado familiar) que vai permitir uma redução em média de 12 por cento no valor final da fatura dos consumidores.

Esta é mais uma das respostas do município enquadradas no Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social e Económica que visa apoiar de forma muito concreta as famílias famalicenses durante este período conturbado.

O esforço do município é significativo uma vez que compra a água que serve o concelho às Águas do Norte, empresa pública detida pelo Estado e tutelada pelo Governo, que não alterou o preço final do água a pagar pela autarquia. Isto significa que a Câmara vai receber menos dos consumidores mas pagar o mesmo ao fornecedor.

A medida vai entrar imediatamente em vigor não tem um prazo de conclusão definido. “Trata-se de um apoio que ultrapassará este período de estado de emergência ao nível de saúde pública e que decorrerá durante a recuperação do equilíbrio social e económico que se seguirá”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha..

Para aderirem a esta medida, as famílias deverão preencher e entregar o requerimento para atribuição da tarifa familiar que está disponível para o efeito no portal do município em www.famalicao.pt, sendo obrigatória a adesão à fatura eletrónica e ao pagamento por débito direto. Esta é uma decisão que visa promover a defesa do meio ambiente através das desmaterialização do papel e de promoção de utilização do atendimento digital como salvaguarda do próprio distanciamento social sugerido pelas entidades de saúde.

Para além deste apoio, a autarquia de Famalicão decidiu ainda alargar o prazo de pagamento das faturas emitidas a partir do dia 16 março 2020, em mais 20 dias, para pagamentos efetuados através do multibanco; assim como autorizou a emissão de novas referências multibanco no caso das faturas e avisos de corte já vencidos, caso o cliente o solicite, não sendo cobrado qualquer encargo durante esse período (juros de mora). Foram ainda suspensos os avisos de corte, cortes e execuções coercivas.

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!