Bombeiros Famalicenses com 6 casos confirmados de Covid-19

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses têm seis casos confirmados de Covid-19. A informação foi apurada pelo Povo Famalicense e confirmada há momentos pelo presidente da Associação Humanitária, António Meireles, segundo o qual a capacidade de resposta da corporação “não está comprometida”. Da mesma forma, assegura, está “salvaguardada ao máximo a integridade” dos seus activos, através de medidas preventivas já tomadas, assim como a de todos os utentes, uma vez que as instalações são desinfectadas várias vezes ao dia, tal como todos os meios operacionais empenhados na activudade regular da corporação.

De acordo com este responsável, para evitar a propagação da doença, para além daqueles seis elementos - que se encontram a ser tratados em casa e na maioria dos casos assintomáticos -, foram testados outros bombeiros, “que deram negativo”. Já foi igualmente testada a equipa que na próxima segunda-feira irá revezar a que actualmente se encontra ao serviço, sendo que, em todos os casos, o diagnóstico é “negativo quanto à infecção por Covid-19”, adianta António Meireles.

A corporação está no momento a operar apenas com os bombeiros profissionais, revela, no sentido de “proteger os nossos voluntários e a nossa capacidade de resposta a prazo”. Quanto aos profissionais no activo, estão a funcionar em “espelho”, ou seja, a equipa em funções neste momento não contacta com aquela que a irá substituir, permanecendo por sete dias consecutivos no quartel.

Segundo António Meireles, os recursos actualmente empreendidos são “suficientes para dar resposta ao caudal de solicitações, uma vez que os episódios de urgência, os serviços regulares de transportes de doentes, e mesmo incidências como acidentes e incêndios reduziram drasticamente”.

Entretanto, o quartel está fechado, no sentido de condicionar o mais possível o acesso às instalações. Precisamente as instalações, acrescenta, são “desinfectadas três vezes ao dia”, assim como os meios sempre que são empenhados em algum serviço.

 

Sandra Ribeiro Gonçalves

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!