25 de Abril: presidentes da Assembleia e Câmara dirigiram-se aos famalicenses através do Facebook do Município

Quarente e seis anos depois da manhã libertadora de 25 de Abril de 1974, as comemorações da Revolução acontecem sem a tradicional sessão solene da Assembleia Municipal, fruto de circunstâncias impostas pela crise pandémica do Covid-19. Mas nem por isso os dois mais altos representantes do poder local deixaram de se dirigir aos famalicenses. Não num Salão Nobre com representantes de partidos, convidados e populares, mas através do Facebook do Município.

Nuno Melo: “símbolo de uma luta sem partidos, doutrinas, ideologias”

Para o presidente da Assembleia Municipal, Nuno Melo, este ano de 2020, em que os portugueses comemoram a Revolução dos Cravos “privados da sua liberdade plena, tolhidos nos seus movimentos, na livre circulação, e até na expressão dos seis afectos, por um bem maior que é evitar a propagação e vencer esta pandemia de Covid-19”, pode também ser a oportunidade de tornar este 46.º aniversário no “símbolo de uma luta onde não importam partidos, doutrinas, ideologias”. Convicto de que “nós todos, seres humanos, prevaleceremos”, sugeriu a manutenção do esforço colectivo no combate a uma pandemia que vitima sobretudo, e paradoxalmente, “a geração de Abril”.

Paulo Cunha: “mais do que uma data, um movimento, uma dinâmica”

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, espera que este 25 de Abril sirva para salientar a herança de uma Revolução que “mais do que uma data”, deve ser “um movimento, uma dinâmica que se perpetue e seja uma constante nas nossas vidas”. Sem ignorar as circunstâncias especiais deste 46.º aniversário, que de resto não permite a habitual sessão solene evocativa, o edil famalicense aproveitou para apelar à comunidade famalicense para manter a postura “exemplar” com que de uma maneira geral tem acatado as recomendações das entidades oficiais. “Sei que estamos todos ansiosos, mas saibamos esperar, para que no momento certo possamos fazê-lo”, e para que “o regresso á normalidade seja eficaz e a capacidade económica possa ser predominante como foi no passado recente”, aferiu.
Aproveitou ainda para dirigir uma palavra de reconhecimentos aos profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança, e a todos os outros profissionais aos quais tem sido exigido um esforço suplementar nesta que é uma altura de confinamento. Inclui neste reconhecimento os autarcas das freguesias que “têm sido exemplares” no apoio às suas comunidades.

 

Sandra Ribeiro Gonçalves

 

 

Video Presidente da Assembleia Municipal, Nuno Melo

 

Video Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!