Projecto MyMachine nomeado para óscares internacionais da Educação

O Projeto MyMachine foi nomeado pelo “The world's best education innovations for the WISE 2020 award (Word Innovation Summit Award)”, considerado um dos “óscares” internacionais no âmbito da Educação.

Criado na Bélgica, o projeto está implementado em Portugal em três municípios: Famalicão, Óbidos e Campo Maior. No concelho famalicense, o MyMachine tem vindo a crescer como um projeto educativo mobilizador da comunidade e promotor da criatividade e interação entre os níveis de ensino, desde o 1º ciclo até à Universidade e Ensino Profissional.

A notoriedade internacional do projeto tem vindo a crescer. Para além desta mais recente confirmação, o MyMachine foi também selecionado em San Diego, nos Estados Unidos da América, como finalista na categoria "Educação e Recursos Humanos” do prémio Katerva, considerado pela Agência Reuters como o equivalente ao "Prémio Nobel" da sustentabilidade, reconhecendo as melhores ideias com impacto social.

Em Vila Nova de Famalicão, o projeto MyMachine envolveu, este ano letivo, cerca de 500 alunos, numa primeira fase, dando a todos os alunos do 3º ano de escolaridade a oportunidade de desenharem a máquina que lhes resolvesse um problema do dia-a-dia. Numa segunda fase e de uma forma democrática foram eleitas as 7 máquinas que, representando os 7 agrupamentos de escolas do concelho, serão construídas.

Desta seleção e eleição surgiram: a Máquina da Amizade e dos Afetos representando a escola Dr. Nuno Simões, do agrupamento de escolas D. Sancho I; a máquina Reciclagem Esmagadora da Escola de Landim, representando a agrupamento de escolas Camilo Castelo Branco; a Máquina de Coisas Perdidas, da Escola de Mões, agrupamento de escolas D. Maria II;  a Maquina Oficina do Lixo, da Escola de Ribeirão, representado o agrupamento de escolas de Ribeirão; a Máquina Cofrique, da Escola de Outiz, agrupamento de escolas de Gondifelos; a Estufa, da Escola de Mogege, do agrupamento de escolas Padre Benjamim Salgado; e a Iogurtina, da Escola de Ruivães, do agrupamento de escolas de Pedome.

Para a construção destas máquinas muito contribui a ajuda dos alunos da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, da escola profissional FORAVE, da escola profissional CIOR, da Didáxis, do INA, e do ensino profissional dos agrupamentos de escolas D. Sancho I, Camilo Castelo Branco e Padre Benjamim Salgado.

Desde o dia 1 de abril, a equipa do MyMachine Portugal está a implementar formas de mostrar o trabalho realizado, na sua página do Facebook. Assim, todas as terças, quintas e domingos sai o desenho de uma máquina, um desafio, vídeos de trabalho ou visitas realizadas nos três concelhos portugueses que trabalham o projeto.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!