Primeiro passo para a Rede Urbana Ciclável e Pedonal

Está dado o primeiro passo para a criação da Rede Urbana Ciclável e Pedonal em Vila Nova de Famalicão. A construção de dois eixos estruturantes foi apresentada e lançada esta manhã, numa cerimónia realizada nos Paços do Concelho.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, este investimento superior a dois milhões de euros, na construção dos primeiros dois lotes de um total de seis eixos estruturantes, "é quase uma revolução" da cidade. Paulo Cunha entende que este investimento, mais do que uma aposta na promoção da circulação pedonal é ciclável, pode ser "indutor" de boas práticas e condutas, orientadas para os "valores da convivência, da tolerância e da partilha", valores esses que deseja se repliquem noutras situações que não apenas nas do quotidiano citadino, em que os automóveis terão que conviver com os chamados meios de transportes suaves.

De acordo com a arquitecta Francisca Magalhães, os dois lotes que marcam o arranque da construção da Rede Urbana Ciclável são prioritários na medida em que ligam os maiores pólos geradores de viagens, chegando a uma população residente superior a 28 mil pessoas.

O Lote 1, a Ciclovia Central e por isso "espinha dorsal da rede", disse, vai ligar o Parque 1.º de Maio até à Avenida do Brasil e Parque da Devesa. Para eixo estão vertidas alterações estruturantes, nomeadamente no Parque 1.º de Maio, no sentido de compatibilizar a rede pedonal e ciclável com uma zona de pressão automóvel elevada, atendendo à largada e recolha de alunos na Escola Secundária D. Sancho I. Aliviar a pressão sobre o parque implica a construção de uma nova rotunda a montante, que permita circular no sentido da Reguladora sem ter que contornar o parque. A construção deste avança a 24 de Agosto.

O Lote 2 irá fazer a ligação entre a Rua António Sérgio e a via ciclopedonal Famalicão/Póvoa. Esta obra implica o prolongamento do tabuleiro sobre a linha férrea, de modo a criar as condições de uma via bidireccional para peões e bicicletas.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!