Famalicão celebra Dia Internacional da Cidade Educadora

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinala, na próxima segunda-feira, o Dia Internacional da Cidade Educadora. Trata-se de uma efeméride que tem sido celebrada nos últimos anos e que, em 2020, apesar de todos os condicionalismos, não será ignorada.

Este ano celebra-se o 30º Aniversário da Proclamação da Carta das Cidades Educadoras, por isso, o lema desta edição é "(Cidades Educadoras:) 30 anos a transformar cidades e pessoas, para um mundo melhor".

Na segunda-feira, a Bandeira das Cidades Educadoras estará hasteada nos Paços do Concelho e o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, faz uma comunicação pública sobre a efeméride e o seu significado para Vila Nova de Famalicão, através das plataformas digitais do municipio.

No Portal da Educação (www.famalicaoeducativo.pt) estão disponíveis uma série de pequenos vídeos que têm sido transmitidos diariamente ao longo do mês com 30 aprendizagens sobre o que são as Cidades Educadoras bem como a Carta das Cidades Educadoras com a sua nova redação.

Outras iniciativas estão a ser realizadas e vão continuar a realizar-se enquadradas nas comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora. Será editado um Boletim da Educação dedicado ao tema; durante o corrente mês, às terças e quintas-feiras, a Biblioteca Municipal e Polos de Leitura (Sessões online) realiza a iniciativa “ODS: juntos mudamos o mundo”; esta quarta e quinta-feira, dias 25 e 26, são realizados dois webinar: um sobre “Cidadania Ativa: Poder Local, no âmbito do Parlamento Jovem da Assembleia da República” e outro sobre “Educação e Saúde em tempos de Pandemia”, que serão transmitidos através da página de facebook do Famalicão Educativo.

As duas rádios de Vila Nova de Famalicão – Fama Rádio e Cidade Hoje Rádio – associam-se às comemorações e, durante o dia 30, difundem rubricas com os 20 princípios da Carta das Cidades Educadoras.

As escolas do concelho também se associaram às comemorações através da divulgação da Carta das Cidades Educadoras e dos respetivos vídeos, através de palestras, workshops, canção das Cidades Educadoras, sites, redes sociais, etc. Bem como foi proposta a elaboração de cartazes, pinturas, desenhos sobre os princípios das cidades educadoras, a exploração dos materiais: Jogo “Memória dos Opostos da Cidade Educadora” e Origami “Eu Me Comprometo”, entre outras iniciativas

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!