Famalicão continua a liderar nas exportações a Norte

O concelho de Vila Nova de Famalicão lidera no volume das exportações do terceiro trimestre de 2020, no que toca à região Norte. O relatório trimestral publicado pela Comissão de Coordenação e Desenviolvimento Regional Norte esta terça-feira, revela que o concelho fechou o trimestre com 465 milhões de euros de exportações, um montante superior ao do segundo trimestre, 310 milhões de euros.

Contudo, na variação homóloga, que compara estes dois períodos com os de 2019, a queda é da ordem dos 8,1 por cento na expressão das exportações, ainda assim um cenário bastante mais favorável que o do segundo trimestre, onde a queda se fixou nos 41,4 por cento.

Os dois trimestres de 2020 revelam, simultaneamente, os efeitos da pandemia, do primeiro "lockdown" da economia, e a recuperação que ocorreu até ao final do ano com a normalização das actividades. Em Abril o concelho exportou 70 milhões, número que subiu para 102 em Maio, para 138 em Junho, 169 em Julho, repetindo uma queda em Agosto para os 126 milhões, e nova retoma em Setembro e Outubro, com 170 e 191 milhões de euros de exportações, respectivamente.

Atrás do concelho de Famalicão surge Braga, que fechou o terceiro trimestre de 2020 com 408 milhões de euros de exportações, seguindo-se a Maia com 380 milhões, Gaia com 341 milhões, e Guimarães com 348 milhões.

Mais pormenores na próxima edição digital do jornal O Povo Famalicense.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!