Câmara quer investir mais de 1,2 milhões na reabilitação de rios e margens

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai celebrar um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente com vista a transferir para si a competência de uma empreitada de reabilitação e valorização de quatro cursos de água que atravessam o concelho. O intuito é o de submeter uma candidatura a fundos europeus, com vista a colocar no terreno um investimento de um milhão e 285 mil euros.

A iniciativa do município compreende intervenções nas margens do rio Pelhe, Ave, Guisande e Ribeiro de Beleco. A proposta foi aprovada esta quinta-feira na reunião do executivo municipal e, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, inscreve-se numa estratégia de valorização dos cursos de água e das margens dos rios que atravessam o concelho. Consciente de que esta candidatura não permitirá uma reabilitação estrutural, o edil acredita que é "um grande contributo" para uma mudança de paradigma na forma como as comunidades interagem com os seus cursos de água. Para além das vantagens ambientais, adianta que o município tem um outro objectivo, "o de criar condições para que este território tenha mais capacidade instalada do ponto de vista da sua atractividade", abordando o turismo de natureza.

Na expectativa de que este seja apenas um de vários passos rumo à qualificação de rios e ribeiros, Mário Passos espera que o próprio Plano de Recuperação e Resiliência, e também o novo quadro comunitário, possam trazer novas e outras oportunidades de investimento nesta matéria.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!