Projecto da nova ponte sobre o rio Ave com luz verde da APA

O projeto do troço de beneficiação da Estrada Nacional 14 entre Trofa e Santana, que inclui a construção da nova ponte sobre o Rio Ave, já tem luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em exclusivo ao Povo Famalicense, o gabinete do ministro das Infraestruturas e Habitação avança que a Declaração de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução foi emitida no passado dia 3 de novembro por aquele organismo público.

Assim, a obra ansiada há várias décadas pelos municípios do eixo da EN 14 – Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia -, está finalmente em condições de ser levada a concurso para posterior execução.

Apesar de algum atraso no processo, que poderá dificultar o lançamento do concurso ainda em 2022, tal como previa o ministro Pedro Nuno Santos no passado mês de maio quando era ouvido em discussão de especialidade do Orçamento de Estado para o ano em curso, o ministério assegura que o ano de 2025 continua no horizonte como o da conclusão da empreitada.

Na resposta ao nosso pedido de esclarecimento, o gabinete do ministro afirma que “com esta obra, que dá continuidade à construção do troço entre a Maia e a Trofa iniciada em março deste ano, ficará completa a construção da variante à EN14”.

Refira-se este é o troço mais oneroso de toda a empreitada de requalificação da estrada (as intervenções de duplicação em Vila Nova de Famalicão e na Maia já se encontram concluídas), estando previsto um investimento da ordem dos 50 milhões de euros. Será realizado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.

A nova ponte será construída ligeiramente a norte do Hospital da Trofa, a cerca de um quilómetro a montante da atual ponte. O tabuleiro terá uma extensão de 163 metros.

O troço entre Santana e Trofa, com um investimento associado de oito milhões de euros para uma extensão de 2,4 quilómetros, tem por objetivo eliminar os constrangimentos no atravessamento do centro urbano da Trofa e da travessia do rio Ave. Na Trofa será também criado um interface rodoferroviário que irá unir as pontas já requalificadas, a norte, em Vila Nova de Famalicão, e a sul, no concelho da Maia.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!