A Escola Profissional CIOR obteve o primeiro lugar no concurso "O meu projeto é empreendedor", na categoria de comércio e serviços, com um Blister tecnológico para preparação individual de medicação. O protótipo/ projeto foi concebido e desenvolvido, no âmbito de uma Prova de Aptidão Profissional pelos alunos Fabiana Silva e Rui Leite dos cursos técnicos de Auxiliar de Farmácia e de Eletrónica respetivamente.
O projeto premiado pretende ser uma mais-valia e presença assídua no dia-a-dia do cuidador informal uma vez que é facilmente programável; apresenta grande portabilidade (tamanho confortável, ergonómico e bateria incorporada); tem indicadores visuais (ecrã LCD e luzes LED) e sonoros para garantir a toma de medicação indicada, na dosagem e hora prescritas; possui alarme sonoro e botão para confirmação da toma e tem ligação wi-fi e fácil integração com equipamentos móveis.
Para Arcélio Sampaio, diretor do curso de Auxiliar de Farmácia "este projeto apresenta como grandes vantagens o facto de assegurar o cumprimento integral das prescrições médicas e respetivas tomas, prevenir a automedicação ou sobredosagem e evitar a acumulação de resíduos derivada da utilização intensiva dos blisteres descartáveis normalmente utilizados.
" O meu projeto empreendedor", promovido pela Câmara Municipal, premeia desde 2014 projetos desenvolvidos no âmbito das Provas de Aptidão dos Profissional dos Cursos Profissionais ministrados nas escolas do município. Na presente edição foram premiados 4 projetos, um por cada categoria, dos 23 que se apresentaram a concurso.