A artista Mariana Sampaio deixou emoção na Gerações

O “atelier vivo” da Associação Gerações foi inaugurado no dia 20 de setembro do ano passado pela artista Ana Clara Almeida que é em simultâneo animadora cultural na Associação Gerações, com um trabalho em carvão e pastel, em suporte de papel e veludo, com o sugestivo título de “Nós”.

Depois de Ana Clara Almeida, outros artistas rumaram à Gerações, para também eles desenvolverem e exporem as suas criações no “atelier vivo”. Ana Terêncio e Mariana Sampaio foram as artistas que se seguiram a Clara Almeida, com Ana Terêncio e o seu atelier “Seres Imaginários” a deixar um rato de magia e de encantamento entre as crianças e os seniores da Associação Gerações. Todos aprenderam muitas coisas sobre “vazios que estão cheios”, luz e sombra. Todos ficaram a saber que “o branco também tem cor” e que “linhas finas” também ocupam espaço. As crianças e os seniores diziam que “os seres” da exposição de Ana Terêncio “pareciam ilhas, desfiladeiros, caveiras, flores, pegadas, pássaros, cavernas e até rostos”. A exposição originou também teatros divertidos de luz e de sombra.

 Mariana Sampaio, com as suas esculturas em cerâmica inspiradas em rendas nacionais, foi também um grande sucesso na Gerações e foi com muitas lágrimas nos olhos que se despediu das crianças e dos seniores da instituição, emocionada com o “trabalho ímpar” que, nas suas palavras, é desenvolvido por todos.

O “atelier vivo” da Gerações vai continuar no presente e no futuro. Neste momento, Joana Rosa, com a técnica de impressão “linogravura” e ilustração de um texto infantil ou de poesia, é a artista residente, para proporcionar a todos novas descobertas e novas aventuras que só o mundo da arte pode desenvolver. Joana Vasconcelos fecha em grande, neste ano letivo, este ciclo de exposições.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!