Demonstração do “trishaw” e do seu potencial social

AMANHÃ - 20 de setembro - 15 h Parque da Devesa – V. N. de Famalicão  concentração: junto ao parque de estacionamento do Citeve

 Com a participação do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, de empresários e dirigentes de associações famalicenses do Terceiros Sector, realiza-se amanhã, às 15 horas, no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, uma sessão de demonstração dinâmica do “trishaw”, velocípede a pedal com três rodas que se movimenta com o apoio de uma bateria e tem capacidade para transportar duas pessoas, num banco colocado à frente, sobre as duas rodas dianteiras. Tem, por isso, francas potencialidades sociais, mormente para as pessoas com mobilidade condicionada e/ou declínio cognitivo.

Utilizando, preferencialmente, as ciclovias e as vias dedicadas a viaturas amigas do ambiente, o trishaw é originário da Dinamarca, onde circula desde 2016. Como uma bicicleta, é manobrado pelo condutor, instalado sobre a roda traseira, a quem cumpre pedalar e conduzir. A sua crescente generalização deve-se à ONG Cycling Without Age (Pedalar Sem Idade), já instalada em Portugal, e tem contribuído para o incremento das mobilidade, para a interação social e para a estimulação cognitiva das pessoas em processo de perda de locomoção ou com doenças neurodegenerativas.

Aproveitando a presença em Famalicão de duas unidades da associação Pedalar Sem Idade, parceira da Casa da Memória Viva na ativaçãodo 2.º Passeio da Famalicidade, que se realiza neste sábado, dia 21, “Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer”, vamos, como esta demonstração, arrancar com uma ação de sensibilização de decisores institucionais e mecenas para dotar Vila Nova de Famalicão de dois ou três “trishaws”. Desta forma, está a contribuir para a concretização de um renovado direito – o “direito ao arejo” dos nossos conterrâneos com mobilidade condicionada e/ou em declínio cognitivo.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!