Debate sobre temática da Saúde na Casa das Artes

Decorreu, no Café-Concerto da Casa das Artes, mais uma sessão de Pensar 2025, organizado pelo Partido Socialista.

Um ciclo de debates temáticos que aborda áreas estratégicas da governação municipal, com o envolvimento da sociedade civil. A temática da Saúde foi desenvolvida neste debate, que contou com a presença da ex-secretária de Estado da Saúde, Margarida Tavares, e de outros oradores de destaque local.Cláudia Vieira, Ivo Sá Machado, Jorge Mourão, Francisco Freitas e Sandra Santos.

Esta iniciativa teve, mais uma vez, casa cheia, o que evidencia a vontade da comunidade famalicense em participar, partilhar problemas vivenciados no quotidiano e apresentar soluções e ideias para os problemas atuais. Eduardo Oliveira, candidato à Câmara Municipal pelo PS, apresentou os convidados e destacou o seu papel na construção de serviços de saúde públicos de qualidade. “Ivo Sá Machado, por exemplo,  tem muita responsabilidade no investimento que está a ser feito na requalificação em várias unidades de saúde, investimento esse aprovado pelo anterior Governo liderado por António Costa, que contará com verbas da União Europeia através do PRR. Falamos das Unidades de Saúde Familiar, Joane, São Miguel-o-Anjo, Vila Nova de Famalicão”.

O líder socialista de Famalicão afirmou ainda que “a saúde é uma prioridade, sendo importante a valorização de todos os profissionais e garantir também as melhores condições dos equipamentos de saúde de forma a assegurar os melhores cuidados de saúde prestados a toda a população e reivindicar por mais valências para o concelho, para garantir mais saúde de proximidade”.

Durante a sessão foi abordada a importância da resposta aos desafios mais prementes da sociedade, como uma população cada vez mais envelhecida, o aumento da imigração, bem como aumento de utentes com patologia psiquiátrica e oncológica.

Para Eduardo Oliveira, “o governo local tem de olhar para esses desafios e dar respostas certas no sentido garantir literacia para a saúde, melhores infraestruturas, e relacionar a saúde, o desporto e o ambiente, proporcionando espaço para a prática desportiva e espaços verdes de lazer”.

Ao finalizar, o mesmo responsável referiu que “é urgente uma estratégia que ligue as várias áreas, saúde, educação, ambiente, entre outras  "porque só assim garantimos mais e melhor qualidade de vida para as pessoas. Estes eventos temáticos dão contributos fundamentais para pensar o território famalicense num horizonte de largas perspetivas, como merecem e precisam os famalicenses".

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!